StartUp de Jornalismo

http://maruim.org/

O Maruim é um coletivo de jornalismo que surgiu da necessidade de se ampliar e diversificar os canais de informação em Florianópolis. Os principais temas explorados são meio ambiente, mobilidade, segurança pública e ocupação do espaço urbano. O Maruim tem um modelo sem fins lucrativos e é formado sobretudo por jovens recém-formados.

http://catarinas.info

O Portal de Notícias Catarinas é um veículo de jornalismo especializado em gênero. Catarinas se apresenta como o primeiro portal feminista de jornalismo, tentando contribuir com a produção de conteúdo jornalístico especializado no tema. O portal se mantém a partir da colaboração de leitores e interessados no tema.

https://apoia.se/faroljornalismo

Criado pelos jornalistas Moreno Osório e Marcela Donini em 2014, o Farol Jornalismo acompanha as transformações do campo jornalístico enviando semanalmente uma newsletter à base de assinantes. Atualmente, já são mais de 2 mil. Este email chega toda sexta-feira com um resumo crítico das principais discussões a respeito da profissão, principalmente em sua relação com a tecnologia. Nesses quatro anos, a Newsletter Farol Jornalismo (NFJ) se tornou uma referência para quem acompanha a área.

BRIO – Jornalismo para os seus novos tempos

O BRIO nasceu em 2015 com o propósito de fazer jornalismo longform na internet. Em seguida, o projeto virou um fomentador da qualificação de jornalistas. O atual modelo oferece mentoria a mais de 500 profissionais em mais de 120 cidades brasileiras.